• ap'roject home

Consciencializar os mais novos para o património e a paisagem

A Ordem dos Arquitectos celebrou, em outubro, o contrato do programa Academias do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian, que permite o apoio a uma das medidas de implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem (PNAP).


Com este projeto pretende-se desenvolver as competências dos jovens entre os 13 e os 18 anos, de modo a habilitá-los a reconhecer o valor dos espaços interiores e exteriores onde vivemos e preparar para os desafios que se colocam ao território. O projeto será levado a cabo em 10 escolas de cinco cidades do país.


Com recurso ao método “Criatividade, resolução de problemas em ação”, o projeto estimula, de acordo com o site da Ordem dos Arquitectos, “as oportunidades de realização dos jovens e o interesse das orientações curriculares pela qualidade da arquitetura e da paisagem, urbanas e rurais, para enraizar a consciência dos lugares e valorizar o território e o património como bens comuns, que devemos legar às próximas gerações”.


A PNAP foi aprovada pelo Conselho de Ministros em 2015, ainda na legislatura anterior, com o objetivo de promover a conceção arquitetónica e urbanística e da constituição de um ambiente construído com qualidade, preservar a melhoria da qualidade do património construído, fazer uma gestão criativa e sustentável do património arquitetónico, sensibilizar e formar cidadãos para a cultura arquitetónica, urbana e paisagística, incorporar a valia arquitetónica e paisagística nas decisões administrativas e promover políticas exemplares de construções públicas. O diploma previa também o desenvolvimento de programas específicos para a aplicação da PNAP, que esta iniciativa também contribui para materializar.

0 visualização

SIGA-NOS

  • Grey Instagram Ícone

Avenida José Elias Garcia, 230

2745-145 Queluz, Sintra - Lisboa

Tel:

938 855 199 / 919 068 399

Email: ajoaopais.arq@gmail.com

teresapais.rh@gmail.com

© 2023 by L&T architects. Proudly created with Wix.com

ENTRE EM CONTACTO