• ap'roject home

FACHADAS COM REVESTIMENTOS CERÂMICOS AUTO-DRENANTES

Atualizado: 6 de Jan de 2019


O projeto Revi Clean Facade, que resulta de um consórcio entre a Revigrés, a Saint-Gobain Weber e o ITeCons, foi idealizado com a finalidade de desenvolver um novo produto com elementos cerâmicos para o revestimento exterior de fachadas, mitigando o aparecimento de eflorescências.


O projeto teve início em 2015 e tem o seu final previsto para março de 2019.


Neste contexto, foi desenvolvido um sistema de revestimento de cerâmico que usa argamassas de colagem e de betumação específicas, capazes de minimizar eflorescências e adaptáveis ao revestimento desenvolvido. Este sistema possui capacidade auto drenante e é aplicável a diversos tipos de suporte. Tem uma espessura inferior a 25 mm e incrementa o índice de isolamento sonoro da fachada em 4 dB. A resistência térmica da fachada é aumentada em 0,18 (m2.Cº)/W comparativamente com um revestimento cerâmico convencional, assegura o ITeCons. A resistência do sistema à sucção do vento é superior a 3000 Pa e o revestimento, além de permeável ao vapor, apresenta bom comportamento ao fogo (teste SBI com classe B-s1 d0).


O projeto seguiu uma metodologia por etapas: a primeira consiste na realização de estudos preliminares que consistirão num estudo de mercado nacional e internacional, na definição das exigências e requisitos funcionais do sistema, na avaliação físico-química de patologias do sistema (realizada com base num levantamento de soluções existentes) e num estudo económico que permita estabelecer limites associados aos custos de produção e do produto em si, garantido a sua capacidade competitiva no mercado. Seguiu-se a conceção e desenvolvimento do sistema, que passa pelas definições base do seu funcionamento, simulação numérica dos fenómenos físicos e mecânicos, desenvolvimento de argamassas de colagem e de betumação de juntas, desenvolvimento de material cerâmico, desenvolvimento do sistema de ventilação e desenvolvimento de soluções para adaptação da linha de produção. O passo seguinte consistia numa campanha de validação experimental para a qual estava prevista uma caracterização física e mecânica pormenorizada dos vários componentes e sistema. Depois da aplicação a protótipos à escala real, os resultados estão agora a ser divulgados.


Mais informação em https://www.itecons.uc.pt/index.php?module=projects&id=47


6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

SIGA-NOS

  • Grey Instagram Ícone

Avenida José Elias Garcia, 230

2745-145 Queluz, Sintra - Lisboa

Tel:

938 855 199 / 919 068 399

Email: ajoaopais.arq@gmail.com

© 2023 by L&T architects. Proudly created with Wix.com

ENTRE EM CONTACTO